domingo, 28 de dezembro de 2008

Formula 1

Sou um aficionado por velocidade, corridas, pela Formula 1, afinal acompanhei o início do sucesso dos brasileiros neste esporte.
Além de ter crescido em Brasília, aonde sempre a questão do automobilismo fez parte da história da cidade, pelos espaços abertos e grandes pistas livres que a cidade oferecia nos seus primeiros anos de existência.
Carros fora de linha cortavam a Esplanada dos Ministérios, coração do poder da Capital.
Lembro-me dos pegas que rolavam no cemitério, das corridas no estacionamento do antigo Estádio de Futebol Pelezão, que logo meu ex-sogro, Cel. Fábio Vilela, transformou no primeiro autódromo da cidade.
Era um tempo em que o esporte era regado por amor, cada um dava um pouco de si.
Na construção do “Autódromo do Pelezão”, Cel. Fábio fugia do serviço, meu pai comentava/reclamava; com soldados para trabalhar, outras vezes com a gente (meninada) e com a PETITA, minha cadela.
Corríamos por cima dos montes de terra, víamos as inclinações das curvas serem feitas, imaginávamos o resultado final.
Depois foi a guerra para recolher pneus velhos, para proteger as áreas de escape. Curva por curva. Enfim foi muito bom aquele tempo.
As primeiras provas....só alegria.
Muita gente boa surgiu daqui. Uma geração de pilotos.
Hoje existe uma homenagem a ele no Autódromo Internacional Nelson Piquet.
Uma placa da Federação Brasiliense de Automobilismo, http://www.fbadf.com.br/
O Carrefour comprou o antigo estádio e implodiu tudo literalmente.
O velho autódromo acabou e construiu-se um novo, inaugurado em 1974, para uma corrida de Fórmula 1 extra-campeonato, vencida por Emerson Fittipaldi pilotando uma McLaren.
Desde 1996, e por um período de dez anos renováveis por mais dez, Nelson Piquet é arrendatário do autódromo, que pertence ao governo do Distrito Federal.
Infelizmente muito se perdeu com isto, pois os “novos custos operacionais” acabaram com as corridas de arrancada, da Categoria Força Livre, etc, etc...
Aqui correram pelas ruas da cidade Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace – Moco, Alex Dias Ribeiro, Roberto Pupo Moreno, entre outros.
Estudei no livro, ABC do Admissão, emprestado pelos pais do Nelson para concorrer a uma vaga do Colégio Dom Bosco.
Ainda sou da época que existia um certo “vestibular” na passagem do primário para o Ginásio, rs, digo 1º grau.
Hoje de manha abri o micro, buscando notícias do esporte.
Vi no site do MSN que esta em fase de acabamento a construção de um baita de um circuito nos Emirados Árabes. Será o melhor e mais luxuoso do mundo, a fim de aumentar o turismo na região. Com isto GPs tradicionais, como França e Canadá, ficarão fora do calendário.
O único campeonato local é de rali, país sem nenhuma tradição no automobilismo, os Árabes querem "roubar" de Cingapura o título de vedete do calendário da F-1, já que o GP, primeiro noturno da categoria, foi escolhido recentemente como o de melhor estrutura e organização do ano de 2008.Em seguida procurei acompanhar a questão da venda da Honda, que anunciou a saída do circo
Parece que Carlos Slim, um dos três homens mais ricos do mundo, comprou por um dólar a equipe Honda de Fórmula 1, que anunciou no início do mês sua retirada da categoria por causa da crise econômica mundial.
Slim, é dono do grupo Telmex (Mexicano) que detém o controle acionário da Embratel,
Logo li no site da UOL o anuncio que o todo poderoso Bernie Ecclestone, quer um piloto Indiano correndo na F-1, já ano que vem.

"O tempo está ficando mais apertado com a chegada da F-1 na Índia (2011), algo pelo qual estou bastante entusiasmado. Espero que o Karun faça parte disso tudo. O lugar dele é na F1", opinou Bernie.

Queria ler sobre velocidade, sobre tecnologia de ponta, sobre maestria nas soluções aerodinâmicas, queria ler histórias das grandes escuderias, de suas cores, do roncar dos motores, dos projetistas, sobre resultados de testes em pistas, sobre as disputas por vagas nas equipes pelo desempenho nos testes, mas vi que nosso compatriota Bruno Senna pode ser contratado não porque foi o melhor dos testes da Honda, mas porque a SLIM, leia-se Embratel, comprará a escuderia.
Que um piloto Indiano terá que correr, pois a Índia é uma nação emergente, com dinheiro e mercado consumidor enorme, e terá um GP já em 2011, não porque é rápido.
Saber que os Grandes Prêmios de Cingapura, Abu Dhabi ( Emirados Árabes ) e Nova Délhi (Índia) serão os protagonistas de uma F-1 da época da recessão, da crise.
Que a disputa será entre “pilotos” de mercados em ascensão, representantes do Petróleo. E outros interesses comerciais.
Já se tem como certa a entrada da Rússia também no “novo” calendário.Novos tempos, velhas soluções imperialistas.
Perde o esporte, o esportista, o espectador.

2 comentários:

Wellington Rainho disse...

Oie Primooooooooooo
Saudades...

Não sou tão fã do automobilismo qto vc mto mais pq,
por não escutar acabo ficando meia que zonza,
com os olhos inquietos revirando sem parar na tela da TV,
tentando descobrir pela cor do carro qual escuderia/piloto que ta na frente,
quem ultrapassou quem....qual manobra espetacular foi feita e por quem...

Mas gostei do q tu escreveu...me fez viajar pela imaginação...
Consegui imaginar, aliás visualizar tudo aquilo q vc descreveu...
Do nada me apareceu aqui na minha tela,
vc e a Petita correndo, parando em cima de um monte de terra.
Pararam ofegantes, olharam ao longe naquele horizonte onde em pouco tempo depois se transformaria num palco cheio de curvas por onde correriam Emerson, Nelson e outros....

Vendo vc reclamar do e no que se tornou a corrida de F-1,
venho fazer coro junto,
mas em relação ao nosso futebol...
Chateada fiquei, de ver meu time ser "retalhado" neste final de ano...
Depois de terem se unido e lutado bravamente para escapar da queda,
pq os jogadores não continuaram unidos e fortes pelo esporte
(como no hino do FLU, ..."Salve o querido pavilhão, das 3 cores q traduzem tradição..a PAZ, a ESPERANÇA e o VIGOR unidos e fortes pelo esporte...eu sou é TRICOLOR!!!)
por amor a camisa?!?!?!
Porque se deixaram sucumbir pelo capitalismo empresarial
no qual se transformou cada clube de futebol?!?!?!

Vejamos o exemplo do Washington,
o nosso eterno Coração Valente,
deixou o Flu sem ao menos dizer adeus a torcida que o acolheu tão bem,
com tanto carinho,
qdo ele chegou desacreditado da Ásia,
torcida q tanto o homenageou nos jogos o chamando de "el matador"....
Haja, sim haja frieza profissional!!!

É...é isso...
São coisas da vida...faz parte da história da evolução do homem...
Vc tem toda razão qdo diz/escreve:
"Novos tempos, velhas soluções imperialistas."
Estamos caminhando para o emburrecimento mundial...para uma auto destruição total onde nem sentimentos irão prevalecer...

Será q vai ser assim?????
Eu ainda acredito,
acredito na paixão e no amor pela vida
e simplesmente pelo viver...


Bjão
Pelika

Wellington Rainho disse...

BORGES BRASIL para mim
mostrar detalhes 18:18 (2 horas atrás)

Eu sou do tempo, em que talvez lembre-se. Do tempo que para ser bi, Nelson Piquet ganhou DUAS provas seguidas, fazendo 18 pontos e o mundo admirou, quão difícil era fazer isso e POR UMA BRAMHAM. Depois vieram os atuais campeões, tipo AIRTON que pagando pelos melhores carros conpetiam consigo mesmo, e ainda perdia quando em vez. Quando depois do Bi do Nelson houve disputa? Nem no TRI do Nelson. O KEQUE ROSBERGUE foi campeão com zero vitória no ano, lembra-se? Aquilo era por que havia 10 vencedores de corridas. De lá para cá, eram 9 vitórias do campeão, e sete do vice. (e isso da mesma equipe)

Mas diga-me uma coisa. Lembra-te da TYRREL de 6 rodas? Nao me lembro de quase nada. Que idéia louca foi aquela? Por que? Deu em alguma coisa boa, ou nada? Grandes abraços. Feliz 2009.