terça-feira, 4 de março de 2014

DIVÃ da história


 

·         Qual a diferença entre o carnaval e a copa?

de Lúcio Costa

 

·         É muito interessante observar pelo facebook aqueles que acusam a Copa de ser o inimigo número 1 do Brasil, usando fantasia e desfilando em grandes blocos carnavalescos.

·         A acusação por parte dos radicais é de que a realização da Copa no Brasil implica em gastos do erário público que se não fosse a realização desse grande evento, esses recursos poderiam ser usados para outras finalidades de interesse público, como na saúde, educação e assistência social.

·         O carnaval todos os anos é realizado no Brasil também com muitos investimentos públicos e os mesmos radicais que criticam a realização da Copa, aparecem com as suas fantasias felizes e animados com a festa popular.

·         Eu particularmente não gosto de carnaval e não importo em nada com o futebol, contudo entendo que tanto o futebol quanto o carnaval fazem parte da cultura popular brasileira.

·         Depois de observar os puritanos radicais felizes com as suas fantasias - como a maioria do povo brasileiro-, animados com as marchinhas populares e desfilando na avenida, chego a conclusão que qualquer crítica dessas pessoas a Copa não trata-se de uma crítica fundamentada, mas puramente política contra o governo do PT.

Meu amigo Lúcio. Repetindo Thiago Marques, não quero ser chato nem desrespeitoso. Te admiro pelo seu pique e pela inteligência. Acompanhei as manifestações pelo Brasil afora, inclusive participando de algumas. Foram atos espontâneos, que tomaram as ruas, pois “EXPRESSAVAM” o sentimento comum. Em nenhum momento percebi esta equivalência que você cita, COPA = INIMIGO PÚBLICO nº1.
O brasileiro adora futebol e copa do mundo, mas quando percebeu que a realização desta atividade aqui implicaria no fim de qualquer perspectiva de investimento em setores sociais já sucateados posicionou-se contrário.
Bastava o governo construir estádios juntamente com escolas, hospitais, centro de esportes e lazer, etc, etc...
O desvio de verbas públicas para esta atividade (atividade particular, da FIFA), em detrimento das necessidades que vc mesmo linchou: saúde, educação e assistência social, causam e causaram muita indignação.
Ao vc criar um SUJEITO, chamado “os radicais”, simplifica e burrifica o movimento social, dando conotação de massa manobrada, enganada, usada. Foram poucas vezes, “na história deste país” que a população foi as ruas e falou. Se expressou.
Ouvi-la seria sábio. Mas é mais fácil afirmar que os RADICAIS DO FACE ao discordarem da política pública, a da copa do mundo, são anti-petistas.
Sim, é verdade que quem não prioriza os setores sociais é o PT, que é governo.
Como é verdade que a população que protestou, ocupou as ruas, o face, e outros espaços votaram no PT, e esperavam dele uma atitude diferenciada.
Pena que vc não goste de carnaval. É tão bom.
Não pude ir no Bloco do Rivotril, mas me entristeci por isto.
Pensei neste grupo gostoso, alegre, militante e feliz que somos.
Os gastos com o Carnaval existem sim. São infinitamente menores, nem criam elefantes brancos como o Estádio de Brasília.
Mas nestas atividades o povo todo vai as ruas, participa, brinca, faz poesia da vida.
Na copa do mundo será bem diferente.
Ela será vista pela televisão, pois os custos de ingresso a cada jogo, como os deslocamentos necessários e hospedagem para acompanha-la, são totalmente proibitivos.
Copa do Mundo (no Brasil), é para a classe dominante. É isto.
Se não achas as críticas fundamentadas, como afirma, é uma pena.
Essa mania de perseguição que o governo PETISTA sente merece um DIVÃ da história.
Com quem andas, e com quem e pra quem faz política, esta é a pergunta que desorienta e confunde.
Abraço meu amigo. Feliz carnaval.

Nenhum comentário: