terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Carta de Anita Prestes ao CC do PC do B

CARTA DE ANITA PRESTES AO CC DO PcdoB
Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2010.

Ao Comitê Central do
Partido Comunista do Brasil (PCdoB)

Dirijo-me à direção do PCdoB para externar minha estranheza e minha
indignação com imagem, que está circulando na Internet, da capa de uma
publicação intitulada “Gibi do Programa Socialista do PCdoB – O ideal e o caminho”, assinado por Bernardo Joffi

Essa publicação apresenta imagens dos meus pais, Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, ladeando a figura de Getúlio Vargas. Também estão colocadas junto a Vargas lideranças revolucionárias como Carlos Lamarca e João Amazonas. Não posso aceitar que sejam divulgadas, sem nenhuma razão para tal, imagens dos meus pais, dois revolucionários comunistas, junto com o ditador sanguinário Getúlio Vargas, que manteve Luiz Carlos Prestes preso durante nove anos e entregou Olga Benario Prestes à Alemanha nazista para ser assassinada numa câmara de gás.

Espero, portanto, que a direção do PcdoB torne público pronunciamento a
respeito e retire de circulação tal publicação, cujo teor contribuirá para a
distorção da história do Brasil e, em particular, das lutas revolucionárias
em nosso país.

Atenciosamente,
Anita Leocádia Prestes

Conheci Anita em 1981, já era noite, rolava uma reunião da Executiva Regional do PT, no centro da cidade, sem nada em especial para discutir, Um final de dia enfadonho. Então tocou a campanhia da sede. Fomos abrir e era a Anita. Informou que vinha em nome de Luiz Carlos Prestes (não falou de meu pai, rssss), com uma proposta a Executiva do PT. Pedimos então que falasse. Era véspera da data final de filiação, para os futuros candidatos a eleição de 1982. Anita disse que o CC do Grupo Prestista, depois de avaliação da conjuntura, chegou a conclusão que o melhor caminho a seguir seria em parceria política com o PT-RJ, pois apresentava clara sua tendência de um partido classista (a época). Depois de explanar sua avaliação, abre um leque de solicitações/exigências. A primeira, que a vaga a Senador do PT fosse de Prestes. Depois solicitou, "N" vagas de Dep. Federal, Estadual, etc. Ouvida a proposta, informamos que o grupo Prestista era muito bem vindo, mas que o PT (da época) não negociava cargos (que diferença, parece, aliás, é outro partido, só que com o mesmo nome). Que os candidatos seriam tirados em Convenção Regional (bem "igual" ao que Lula fez com Dilma, ele escolheu e pronto). Mas que era óbvio que o nome do camarada Prestes, seria praticamente 100% certeza, pois não havia ninguém com a história política dele no partido. Deveria ser unanimidade. Em relação as outras vagas, também não deveria haver problemas, pois certamente passaríamos longe de ter chapa completa para disputar o pleito. Sobrariam vagas. Que a vinda do grupo só iria fortalecer o projeto ELEIÇÕES 1982. Que eles eram BEM VINDOS, mas que somente na convenção seria proclamada a vaga de candidato dos pré candidatos Prestistas. Ficaria acertado que a Executiva Regional, ali instalada, iria defender a lista apresentada por PRESTES na convenção, falou Wadimir Palmeiras em nome da Executiva. Isto era sexta feira. Domingo fomos surpreendidos, pelo Jornal O Globo, com o acordo celebrado do PDT com os Prestistas. Brizola só não deu a vaga de Senador para Prestes, mas cedeu todas as outras solicitadas. Brizola foi eleito governador. Anita e seu grupo, nem por telefonema nos procurou mais. Viveu sua experiência com o Brizolismo, e seu oportunismo.
Hoje vê desrespeitada, a história de luta de seus pais pelo PCdoB.O SOL, digo o PSOL, nasceu para todos os lutadores.
Meu total apoio a indignação externada pela companheira Anita.E você, Wladimir Palmeira, se adaptou a maioria Lulista?

Um comentário:

Anônimo disse...

Devo esclarecer que nunca fui filiada ao PCdB e jamais participei de qualquer reunião com direção do PT. As informações veiculadas não são, portanto, verdadeiras.
Anita Leocadia Prestes