segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Saudades de ser neto.

Todo dia de manha, enquanto tomo café, coloco pão picado na mesa de centro, da área de serviço.
Assim não tomo café sozinho, sou acompanhado por passarinhos.
É gostoso observá-los, Perceber sua saliência, sua leveza.
Recebo um gostoso bom dia.
Hoje, especialmente, voltei no tempo.
Lembrei-me do amanhecer com meu avô Zezinho. Depois do café da manha, era hora de cuidar de seus passarinhos.
Todo dia aquela rotina. Gaiola por gaiola, ele ia conversando com todos os bichinhos. Eu acompanhava com atenção. Sempre querendo ajudar.
Ao fim, meu avô, colocava milho para as rolinhas, no parapeito da janela da cozinha.
Saudades de meu avô.

2 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado Well, você me transportou para a minha infância, onde meu avô, Enedino, limpava as gaiolas dos pássaros que ele criava, todos os dias pela manhã. Cantarolava e assobiava em companhia dos pássaros e eu ainda meio sonolenta, tomando o meu café, ficava contemplando.
Muito bom. Deu saudade.

Anônimo disse...

Saudades de seu avô...Saudades de ser menino...de ser amado e de sen-
tir-se protegido...De amar,confiar,
admirar e respeitar alguém como a-
conteceu na sua infância e inícioda
juventude.Você tinha apenas 18 anos
acho,quando se avô Zezinho faleceu
e foi uma perda insubstituível.Pen
so que você teve,na presença de seu
avô,não apenas um avô,mas um avô-
pai,um modelo importantíssimo para
qualquer criança,talvez mais para
alguém sensível como você.Algo espe
cial ocorre nesta época de final e
início de ano,pois "Mudas do Zezi-
nho" é de 28/1/09;"Visitas de meu a
vô" 24/2/09;"Coisas de saudades",
27/1/10 e "Saudades de ser neto"em
27/12/10.Você conserva atitudes dele e seu comentário"sempre queren
do ajudar" o torna não só um "her -
deiro" mas,principalmente,um "conti
nuador" de quem ele foi.Ele continu
a vivo através de você,não pelas
lembranças,pela memória,mas pelo a-
gir em alguns casos,tão semelhante:
você "atende" a todos;você ouve e
responde a todos;você cria,"inventa
cartas" para preencher corações...
ou seja,você se importa,você cuida,
você protege desde muito jovem.E não é mais neto,é avô e o será outra vez,brevemente.É compreensí -
vel que tenha "Saudades de ser neto
de ter tempo só para você,de ser
naturalmente voltado para si,como
todas as crianças naturalmente são.
E seus textos de homem,de adulto,
mantêm,com certeza,candura,bondade,
compreensão do avô que você teve,do
neto que você foi e do avô que você
é e será. Rô